O município de Guanhães, que tem hoje cerca de 30 mil habitantes, no Vale do Rio Doce, onde a GME4, dona de ativos minerários em vários locais do país, descobriu uma nova fronteira mineral, com reservas estimadas em 400 milhões de toneladas em uma única mina.
“Além de explorar minério no município, a ideia é construir um mineroduto ligando a cidade a um porto que será instalado no Espírito Santo, e o projeto de Guanhães está focado em 17 de um total de 157 áreas distribuídas em 30,5 mil hectares, e os teores de ferro são superiores a 40%, afirma o geólogo João Carlos Cavalcanti, sócio da GME4.
Cavalcanti diz que ainda não há estimativas do investimento necessário para a empreitada, mas acredita que serão criados de 20 mil e 40 mil empregos na região.
Para o analista de investimentos em mineração da corretora SLW, Pedro Galdi, o aparecimento de novos ativos minerários vem “aguçando o apetite de muita gente”. Segundo ele, quando esse ativo é interessante, o dono não tem nem trabalho. “É só levantar uma bandeirinha que aparece um interessado em comprar”, brinca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário